Sopa de Salsicha!

Muito obrigado pelas visitas e pelos comentários!

111 Comentários

Arquivado em sopa de salsicha

111 Respostas para “Sopa de Salsicha!

  1. hhaha essa foi muito boa, principalmente porque dá pra se identificar muito!

  2. uashuashusha
    Fora a bagunça, o resto é igual aq tbm.

    Fodaça!!!

  3. haha! Sempre legal demais!
    Só não tenho a foto do carinha na minha mesa…o resto tá igual.

    Grande abraço!

  4. Hahahahaha! Melhor SDS!
    100% veracidade! 🙂

  5. Num tem nem mais o que falar sobre você e sua já famosa Sopa de Salsicha

    tá foda como sempre. quando eu crescer eu vou ser igual vc aeuhauEHueh

    sucesso e abraços medeiros!

  6. Não sou só eu? Que boooOOm!!! (digo…) Isso vai passar Cara rsrs … Muito bacana Eduardo.🙂

  7. Aliás, qual a razão da Foto do Zach Flor mesmo? rs

  8. Bruno

    pois é… foto do Zach Efron????

  9. kkkkkkkkkkkkkkk
    Po… e a desculpa já tá pronta né… ” tudo faz parte do processo de criação…”
    hahahahah
    Mas… ae… Boa pergunta a da Priscila…
    Qual é a da foto do guri mesmo?!?!?!

    Abraço

  10. Zac Efron??? WTF????
    uhauhauhauhauha =D Muito foda cara!

  11. Ai que incrível isso!!
    cairam lágrimas de indentificação

  12. Caramba! Não posso dizer q você é “esteriótipo” de desenhista, hein? Kkkk… Parabéns por alçar voo longe daqui e que vá além, aonde nenhum quadrinista brasileiro foi… (infelizmente e geralmente eles vão pro inferno ou pra merda, mas você tá provando q não!) Força sempre!

  13. J. Júnior

    Muito legal!!!
    Parabéns cara! essa Foi D+!

  14. hahahahahahahahahah demais….

  15. Sopa de salsicha AT LAST! \o/

    Massa como sempre man!

  16. OWA!
    Quem é esse Zac Teflon? rsrs
    Puxa… fiquei angustiado em saber que vc usa um tablet Genius com a caneta no remendo… Eu acabei de doar uma tablet pra minha sobrinha… se soubesse tinha te enviado. Tava novinha.
    Mas de resto, deu pra matar a saudade da SdS.
    Abs.

  17. Aê! Postou!
    O melhor SOPA dos últimos tempos, certo!! Rimos pra pra carái aqui em casa!!
    Distribui o resto das fotos do Zac Efron com o TEU autógrafogo nelas a partir de agora!😀
    HUHEUHAE! Abrass!

  18. hellatoons

    Muito obrigado a vcs!

  19. Baixinha

    Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
    Terminei de pintar a parede!!!!
    /
    Agora só falta aquelas caixas, pra ficar habitável teu estúdio!!! Mais uns 3 anos, e quem sabe elas mudam de lugar!! hehehheheh
    Daí te compro um porta retrato pra foto do Zac… hahahahhahahahhaahahahha
    Demais a história amor!!
    Love u!!
    =@@@@@@@@@@@@@

  20. SENSACIONALLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Wow! Voce também tem essa foto do Zac Affron?

  22. carmem

    Amei a hq filho,mas quem é oZac Affron?

  23. cesar

    FODA!

    E pq a foto do zac? xD

  24. A minha Genius tinha um remendo igualzinho!! Fora que o segredo do funcionamento dela era uma pilha meio vazada, quando troquei pra uma pilha boa tive que fazer uma tala com agulha de costura. Até que eu não consegui mais fazer porra nenhuma com aquele treco e arranjei uma Wacom Bamboo… Não é a Intuos dos sonhos, mas fazer o quê, ilustrador é tudo Milliionare mesmo.

  25. aHUISaiuhuisAHUSUahsuHAU muito s0da.

    Pô, então meu “estúdio” tá organizadaço

    “ando meio ocupado com meu projetos”
    uiahUISHUIahuihsuhAUIHIUSHUIhauhsuHUAHSUHuahiu

  26. hellatoons

    Muito obrigado pelso comentários!

  27. gabriel

    Demais,a melhor na minha opiniao..o melhor foi a caneta torta…hahahahahu!!

  28. beatriz garcia

    tudo compreensivel,só nao entendi a foto do zac efron…

  29. O pior foi descobrir que tu tens uma foto do Zac Efron na tua mesa… Espero que seja apenas liberdade poética do quadrinhista, isso depõe contra a boa imagem que eu tinha de ti… :o))))))

    Parabéns, bem divertida.

  30. Cara, chorei de rir!😀
    Ainda estou para conhecer um ilustrador que não tenha sérios problemas com seu espaço de trabalho. Minha prancheta fica debaixo de um sol do caramba, e a escrivaninha do meu mac é a mesma que meu marido usava aos 14 anos. Pequenininha que dói. Tem sempre tanta tralha em cima que eu mal consigo mexer a caneta do tablet.😛 Ilustrador é que nem barata, a gente prospera no caos e sobreviveria a um holocausto nuclear… hehehehe…

    Abraços! Parabéns pelo excelente trabalho!

  31. Depois de uma dessa como fica a imagem do ilustrador, desenhista, cartunista para ele mesmo e para seus clientes?

    Como cobrar qualquer valor por um serviço ruim?

    Isto depõe contra o artista, e muito. Não há o que rir desta situação.

    Eu não me identifico em nada com esta estória, não sou e não quero ser assim, e mesmo que fosse, não deixaria escancarado para que meus clientes achassem que eu sou qualquer coisa menos um profissional confiável.

    Como lutar por respeito se o próprio artista não é capaz de criar uma imagem de respeito?

    Adorei o desenho, detestei o roteiro.

  32. hellatoons

    Montalvo

    A constituição está ai para palermas como vc possam se expressar.

  33. Demais a HQ. O Montalvo é realmente uma pessoa com uma visão muito restrita.
    Não desanime, vc é foda!

  34. seu trampo excelente e a boa aceitação do público e clientes são suficientes pra justificar a piada, vc pode ter pincéis precários e uma caneta de tablet destruída mas é com eles que esses trabalhos bons são feitos. não vejo imagem alguma denegrida com isso, vejo o completo oposto já que um bom profissinal tira uma obra-prima com o que ele tiver em mãos e isso só deixa a página mais divertida.

  35. Edu e Pavão… concordo plenamente.
    O Angeli aparecia com facas nas costas e de cueca enquanto trabalhava ou no bar enchendo a cara ou dando em cima de uma vaca de verdade.
    Crumb, Bukowski, Henry Miller e muitos outros também trabalharam com essa idéia.
    Acho que o Montalvo não entendeu.

    Tá vendo, Edu?
    Vai cortar esse cabelo, fazer essa barba, comprar pincéis novos e, pelo menos enquadra essa foto do Zac pra dar uma presença profissa nesse estudio, meu chapa!
    ahahahahahhahaha

    Só rindo mesmo.
    Seu trabalho é fóda!!!

    Abração

  36. Hehe, muito boa a história, gostei do senso de humor…

    Passar pito em colega é uma manifestação espetacular de sandice, que vexame.

  37. hellatoons

    ahahaha!
    Muito obrigado Roger e Pavão!
    ces são FODA!

    obrigado!

    =D

  38. hellatoons

    Valeu Felipe!

    Muito obrigado!

  39. num acho q o conteudo do Sopa de Salsicha possa afastar possiveis clientes e criar esteriotipos (assim como o Felipe disse). gostamos de vc por essa identificação, coisas assim (que vc mostra no sopa de salsicha) que mostra o quanto você é “humano” e sabe divertir os outros com isso

    as hq’s são fodas, e faz agente rir num mundo cheio de quadradões

    acho q ninguem vai entender porra nenhuma que eu quis dizer, vou ali tomar um café…

    sucesso!

  40. putz, muito foda. o montado aí que aprenda a ter respeito e senso de humor.

  41. hellatoons

    Raphael e Thivá!
    Muito obrigado!

  42. albrechtleo

    Meu ducarai, muito bom, é assim que é ser original e não cópia dessa industrialização americana, PARABENS, shuttafocanosaco.

  43. Ferigato

    O Montalvo mais vive pra criar confusão do que pra desenhar. Continue sempre com o excelente trabalho e sendo o cara gente boa e tranquilo que vc é. Adoro seus desenhos e essa Hq do seu estúdio foi uma das que mais gostei até agora!

    Continue assim sempre!! o/

  44. O comentário, parece daquele cara chato que senta na frente da sala de aula e só questiona e não tem senso de humor…respeito demais o Montalvo , mas poxa…não entender uma piada?

    Acho que vou mostrar a minha rotina de trabalho também, que acredito ser pior que a sua hauahuahau

    Parabéns rapá!

  45. bom, eu não achei que o montalvo fez uma ofensa pessoal, ele apenas criticou a tua postura como profissional. o montalvo luta pelos direitos dos ilustradores há muito tempo e acho que ele é um dos caras que mais fez pela ‘classe’ até hoje. claro que ele foi muito rígido, muito duro e faltou no senso de humor (que tens de sobra), mas acho que isso não é motivo para condená-lo.
    sou fã de carteirinha do sopa de salsicha assim como do teu trabalho como ilustrador e não acredito que estejas danificando a imagem do ilustrador, como ele disse, mas entendo o lado dele. entendo que ele quis fazer uma crítica construtiva.
    não briguem. gente tão talentosa e influente como vocês dois deveriam ser grandes amigos. e tenho certeza que uma cerveja e uma conversa cara a cara colocaria tudo em ordem. 🙂

  46. Não podia esperar nada diferente de um cara que questionou o uso de “maumau” como apelido e forma como assino meus trabalhos pra me atacar publicamente.
    Edu, teu trabalho é foda bagarai.
    abração bróder!

  47. hahahaha ficou foda cara..
    nem me indentifiquei neh.. aqui no estudio é pior, ele ve vasoura de duas em duas semanas, não tem ar condicionado então uso dois ventiladores capengos, tem um mac quebrado q ta só de enfeite, bagunça pra caceta.. tem até um tampão de pizza que to vendo aqui agora.. hahaha
    vo chamar os clientes pra vir aqui bater um game!

  48. pedro ferreira

    montalvo eh um idiota.
    Um sujeito artista q ganha notoriedade em sala de discussao de orkut – longe do seu portifólio – nao merece muito respeito.
    odeio ideia de q esse cara faz esses comentários babacas na defesa da classe.
    galinho de briga desocupado.
    quem vende postura eh modelo de passarela.
    e quem vive de conversa eh político.
    Aposto q tah esperando a oportunidade pra se candidatar a algum cargo na funarte ou alguma merda dessas.
    Deus nos livre disso.

  49. Caros todos,

    Ninguém é obrigado a concordar comigo.

    Se existe uma galera se identifica tanto com personagem da estória, melhor para os outros ilustradores.

    Continuem assim.

    Eu procuro há muitos anos melhorar a imagem dos ilustradores, quem me conhece sabe disto.

    Faço o que está no meu alcance para que todos ganhem melhor, negociem sob contratos honestos, e que cresçam profissionalmente.

    O que pouca gente percebeu aqui é que, como em outras oportunidades como esta, eu estou defendendo os SEUS interesses, não os meus.

    Se vocês se identificam e se reconhecem em um personagem fracassado, o que eu posso fazer?

    No contexto deste blog, eu estou completamente errado e reconheço, estou sendo inconveniente.

    Percebi tarde demais que este é um espaço dedicado apenas a elogios rasgados, não para críticas construtivas.

    Sinceramente, eu preferia ver vocês com um computador novo, dual monitor widescreen, com uma Wacom novinha, com bons clientes, com merecido reconhecimento, publicando bons trabalhos e sendo bem pago por tudo isto.

    Sinto que falhei.

    Desculpem por isto.

  50. Eu nem conheço o Medeiros pessoalmente, mas acho que “com bons clientes, com merecido reconhecimento, publicando bons trabalhos e sendo bem pago por tudo isto” ele tá. E sem tua ajuda.

    A piada depende do bom senso de quem lê, não só do talento do artista.

    Cheers!

    T.

  51. Jorge Sá Brito

    @Montalvo Machado

    Aprenda.

    A.

    Escrever.

    Direito.

  52. pedro ferreira

    pro Montado “melhorar a imagem dos ilustradores” eh dar um bainho de loja neles..

  53. Sinto dizer mas voce está ultrapassado!!!!!
    A foto de cabeceira do momento é do Robert Pattinson, por isso voce está demodê total.
    curto muito o seu trabalho e nao estou rasgando seda, no maximo duas ou tres folhas de papel toalha. Quanto a zona do seu estudio, me lembra muito o atelie do Francis Bacon, na verdade voce é fichinha de pinball perto dele.

    No fim o que me agrada é o que foi produzido!!
    Abraxx
    M.Ramos

  54. gus bozzetti

    Montalvo,

    sério… tu deve ser muito tapado.

    É claro que todo mundo quer ter computador bacana, sala com ar-condicionado, clientes pagando bem e trabalhos com alguma relevância, mas vamos concordar que isso é para poucos.

    Entre esses poucos está inclusive o Edu, que embora tenha uma certa precariedade no seu estúdio, está publicando no exterior, fazendo uma monte de coisas que nos enche de orgulho e desenhando muito todos os dias.

    Agora, se o cara não tem o diretio de se auto-zoar pelo que ele mesmo reconhece que não está tão bem como deveria, daí eu já não entendo mais nada.

    Deixa de ser bunda-mole, Montalvo.

    Leva as coisas mais na esportiva.

    Eu dou risada com as histórias do Edu, me identifico com umas, com outras não, mas nem por isso acho que o cara está desmerecendo a nossa profissão. Muito antes pelo contrário, o Edu é um cara que leva a ilustração muito a sério e que está ganhando seu espaço com merecimento.

    Sério, Montalvo, relaxa e vai curtir dual monitor widescreen. Ou continua com o recalque enquanto a gente se diverte.

    Abraço,

    Gus

  55. Portilho

    Ah!

    Ninguém precisa ofender o Montalvo po…
    Cada um tem o direito de dizer o que pensa…
    Mesmo o cara fazendo um comentário inoportuno e imbecil…
    Bom senso, inteligência e respeito…
    Nem todo mundo tem ou exercita!

    Paciência…

    Abraço!

    (E eu precisava comentar de novo … mas não vou mandar o cara tomar no cu… sabe… vai que ele se empolga, acha que to falando sério e vai né…)

  56. Lucas

    Montalvo, ta loko… tem cara q é TOSCO mesmo! humor Zero!!!
    teu trampo é foda Eduardo!!
    Congrats!

  57. Carol

    Eu nao sei se li a mesma tira que esse cara, pra mim a tira nao diz que ilustradores sao fracassados apenas desorganizados.
    Foda-se a wacon novinha, eu tinha uma e a coisa mais inteligente que eu fiz com ela foi emprestar para um desenhista muito talentoso.

    Acho que os ilustradores vao ganhar contratos por seus talentos e nao habilidades em desfazer caixas e escolher porta retratos!

    (E eu acho que deviam colar a foto do zac na bordinha do computador, pra vc sempre lembrar dele! )

  58. Ae, Montalvo,

    Que almofadinha insonso que tu é, heim? Desculpa, não tenha contra você, mas que papinho, heim? Que vergonha, mano… Eu se fosse tu mudava de nome depois dessa.

    Que nhé nhé nhé escroto foi esse? Que frescura é essa? Tu não sabe do que tá falando, mermão. Essa é a diferença entre um mero ilustrador querendo agradar seus clientes e um artista se colocando como personagem e fazendo diferença no seu meio. EXPRESSÃO ARTÍSTICA, já ouviu falar? Acho que não, pelo jeito tu só tá afim de agradar clientes caretas.

    Edu não quer agradar cliente nenhum, quem quiser o trampo dele vai atrás. Eu não conheço o seu trabalho, mas o do Edu eu conheço e posso garantir que mesmo que ele desenhasse na privada, ia ser foda como é.

    Bom, agora vai lá limpar tua mesa senão não te passam mais trabalho.

    Manda bala Edu. Pra mim tu é fodão demais.

    Abraço,

    Grampá

  59. liberpaz

    Uau, e eu perdendo uma discussão bacana dessas.

    Entendo as razões e as preocupações do Montalvo, mas, honestamente, a historinha é divertida pra caramba.

    Acho que na ilustração, assim como na literatura e música, tem espaço pra todo mundo. Do pessoal mais ordenado ao mais caótico.

    Por exemplo, em literatura você pode ser mais João Cabral de Melo Neto ou mais Bukowski. Em música… sei lá, não entendo muito de música. Hehhe.

    Mas eu não acho que essa história compromete a imagem dos ilustradores. Seria como dizer que, sei lá, pessoa tatuada não consegue emprego. Não é bem por aí.

    Acho que o que conta é a força do seu trabalho, a vivacidade do traço, o talento. E a pontualidade. Se você vai trabalhar num quartinho escuro ou num sotão iluminado, o que importa é o resultado final, não é? Nem todo mundo pode ter uma wacom e isso não impede ninguém de fazer um bom trabalho.

    E curti a história, Eduardo. E toda essa polêmica também. Isso é bom, bicho! Trabalho que chacoalha as pessoas é bom!

    Enfim, mantenha sempre o bom humor, trabalhe as críticas e toque em frente.

    Grande abraço e tudo de bom.

  60. Eu me identifico plenamente e mesmo assim não deixo de ser um profissional respeitável, assim como o Eduardo e o Montalvo (dois caras que eu sou fã). Montalvo, sempre te defendo, mas nessa eu acho que você pegou pesado…só porque falta organização, não quer dizer que haja falta de profissionalismo. É só ver pelos desenhos do cara. A gente trabalha com o lado intuitivo do cérebro, aquele que prefere desenhar a organizar. É claro que a gente tem que se atentar às coisas, mas acho que não tem nada aí no quadrinho de ofensivo! Querer passar uma imagem de perfeito não é querer ser profissional. Tudo o que tá narrado aí só mostra humanidade, não tem nada mais humano do que ser um pouquinho imperfeito, então por que não assumir? Você também deve ter suas manias! Também acho que a rasgação de seda aqui tá pesada, mas o Edu é bom e merece sim…

  61. meu estúdio é bem parecido com o teu camarada, menos as bads do computador, que eu não tenho saco de aguentar então tenho 2 monitores fofos (manchados de tinta acrilica hehehe) e uma tablet respeitável… mas meu trabalho não tá ao pé da expressividade do teu.

    desde que conhecí teus garatujos de pincél diabo a qualidade não cai e acho que se você tivesse desenhando de rolex não ia fazer diferença… mas provavelmente vc não é a regra.

    abraço.

  62. e…personagem fracassado??? não tenho nem o que responder.

  63. mas ei! ei! eu tenho uma reclamação pra fazer do Edu! ele escreve “TÊM” com acento em todos os casos, sendo que deveria ser só quando o TEM é no plural! Se não fosse por isso, acharia ele o melhor cartunista da nova geração! É isso aí! Falha absurda de roteiro!

  64. Edu!!!!

    Fodo como sempre cara!!!! Páginas fantásticas, texto fantástico!!!!

    Vc sabe… sou um puta fã do teu trabalho cara!!!! Mesmo!!!!! Manda bala aí e faz o que vc sabe fazer melhor!!!!!

    Foda irmão!!!!!

  65. Acho que eu posso me considerar um ilustrador profissional há um ano e meio, dois. Até a semana passada o meu estúdio era a minha cama. Sim, é uma vergonha nem em mesa eu desenhava, nem foto do Zack Efron eu tinha. Durante todo esse tempo atendi grandes clientes e agências daqui de BH e desenhei minha história para o MSP50 sentado na cama, apoiando a folha em um livro grosso e desenhando. Meus clientes nunca reclamaram do meu trabalho e nem deixaram de me levar a sério por isso. Acho que o resultado final falava por si só.. Mas, tudo tem seu preço, essa semana foi identificado um problema nas minhas costas por essa posição que eu ficava desenhando. Resultado, ordens médicas de ficar sem desenhar por pelo menos um mês e vinte sessões de fisioterapia, só pra começar. A moral da história: A gente tem que ter um mínimo pra trabalhar, mas esse mínimo é importante não pra passar uma mensagem da ‘glamorosa’ vida do desenhista, é um caso de saúde e bem estar. Claro que hoje eu comprei minha primeira prancheta e segunda-feira já volto a desenhar de leve.
    Edu, teu trabalho é foda. Cê sabe disso, continua sem se levar tão a sério que é aí que tá a graça. Pessoas que se levam, ou levam seu trabalho a sério demais, ficam assim, sérias, sem graça… Não conheço o trabalho do Montalvo, acho que ele não foi muito feliz na escolha de algumas palavras do comentário dele.. mas, foda-se o pênalti, tem tanta coisa mais importante que isso acontecendo agora que eu acho que já deu. Toquemos nossas vidas numa boa.
    Abraços!

  66. Aí Edu… Fiquei sabendo que está publicando nos EUA o Mondo Urbano, né?
    Ah… E vai participar na MSP +50 (continuação fodástica da MSP 50) que homenageia o Mauricio de Sousa também né?
    Meus parabén cara!

    Agora… Quem é Montalvo Machado? #Chupa

  67. HAHAHAHAHA… eu me divirto com essas coisas.

    abraço Edu, seu trampo é foda🙂
    ps:não se esqueça de experimentar a arte-final com a ponta do dread… é so lavar antes do nanquim secar que não pega nada.

  68. UAHUAHAU…

    Que viadagem esse cara! A propósito, nunca ouvi falar desse zé ruela.

    Mas bem. acompanho teu blog a pouco tempo e pelo que eu posso perceber ele é bem mais que um espaço para elogios ou para mostrar para seus amigos… ele mostra o teu trabalho que é muito bom, eu mesmo já modifiquei bastante meu traço nesses últimos anos e teu trabalho foi uma das influencias.

    Acho que este teu blog e teu trabalho tem qualidade e consegue chegar nas pessoas, não porque é mainstrem (antes fosse) mas por ter qualidade e ganhar o teu público, já na primeira leitura.

  69. Complicado, complicado…
    Eu me identifiquei muito com a situação, porque apesar de estar indo bem, moro num lugar minúsculo e ainda não tenho a infraestrutura que meu “estúdio” merece. Muito papel e caneta para pouco espaço. Mas, como muitos ilustradores, eu não deixo de ser profissional por isso. Entrego no prazo, faço direito, me dedico. Entendo o ponto do Montalvo no sentido de que enquanto os clientes nos virem como um bando de boa-vida que desenha no tempo livre, ou “espíritos livres” que vivem de luz, amor e desenho e não precisam de contratos justos, nunca seremos respeitados e nunca mudaremos determinados vícios do mercado. Até aí, beleza. Mas, de fato, é preciso uma certa flexibilidade. Precisamos rir de nós mesmos. Adoro o Montalvo, mas vejo que a vontade de arrumar a bagunça que é nosso mercado de trabalho acabou meio mal direcionada e exacerbada. Exagerou ele e exageraram os que devolveram grosseria. Apelou, perdeu a razão. Dá sempre para conversar que nem gente grande e tentar entender o lado do outro antes de partir para os impropérios. E isso vale para os dois lados. Edu, sou fã do seu trabalho, antes que me esqueça.🙂
    Abraços!

  70. Nataly

    Ai gente, vamos parar de crucificar o Montalvo só porque o cara é um sonhador…
    Deixa ele pensar que os clientes realmente tem uma imagem séria dos ilustradores. HAHA.
    QUE M SE IMPORTA SE O ILUSTRADOR MORAR NUM BARRACO, SEM TOMAR BANHO E TALS?
    O cara tem é que ser bão!!

    Edu, te considero!! hehe

  71. Cara, muito bom! Esses dias o Albuquerque me ligou chorando q tinha perdido a foto do ZAC….

    Montalvo.. VAZA velho, VAZA!

  72. Ô MONTALVO:

    BITE ME, ASSHOLE!

  73. Eh meu….compra uma tablet foda e finalmente teu trabalho vai melhorar, pq nossa…ta ruinzinho…

    beijo.

  74. Will Rez

    Ontem na aula eu meu professor falavamos exatamente sobre essa atitude do Montalvo, e hj ele vai faz por merecer sua fama…

    Só não me identifiquei totalmente pq ainda tenho um trabalho chato…

    tbm tenho uma genius…

    Tua arte é foda!
    Saludos!

  75. Cara! Meu estúdio é igual!!!!!

  76. Eu também tenho uma genius velha, mas ela tá mais inteira do que a sua…rs

    Compreendo a posição do Montalvo, mas assim como acho que não precisam ofendê-lo para contestá-lo, também acho que ele foi muito duro e equivocado em suas afirmações.

    A imagem do ilustrador está na qualidade de seu trabalho, e em suas conquistas. E tudo isso o Edu tem de sobra. E, se ele não puder brincar consigo mesmo, com o que ele pode, então? Angeli, Laerte, e o já saudoso Glauco que o digam…!

    É como disse a Samanta lá em cima. Um bom papo resolve tudo isso, e ainda garante risadas futuras desse episódio!

    Repetindo a maioria, também sou um fã de seu trabalho! Abraço…!

  77. Eu sou quase o Monk de tão organizada! tenho aflição de ver bagunça no quarto e na mesa… O_o mas acho que nestas horas, o que importa mesmo é o talento, e isso vc tem de sobra! 😉

  78. Conheço o Eduardo desde que a gente jogava RPG e estou pra conhecer um profissional mais sério, responsável e talentoso que ele. Entendo a opinião do Montalvo – mas me parece que, se eu fosse um potencial cliente, procuraria um ilustrador pela qualidade final do seu trabalho, independente da organização do estúdio.

    Além do mais, a Aline disse que já pintou a parede, e o Edu tá exagerando – expressão artística, como sabiamente disse o Grampá.

    Pra terminar, pessoalmente, eu prefiro o Taylor Lautner. Mas é questão de gosto, né.

  79. Vinícius @bandaclint

    POutz…digitei “Zac Afron” no google pra ver umas imagens e veio parar nesse blog… =X

    Já q estou aqui vou ter q comentar…

    Nada como a pobreza de pensamento.

    Sempre devemos julgar de antemão nossos futuros comentários pra ver se eles tem mais valor do que o silêncio.

    Parabéns pelo trabalho honesto e de primeira!
    😉

  80. Ninguém vai perguntar o mais instigante?

    Pq diabos vc tem uma foto do Zac Efron na mesa??????

    Ah, droga, Raphael.

  81. Olhei o Portfólio do Montalvo e não vi graça nenhuma. Também, as ilustrações dele não são de humor, é outro estilo, não deve ser despresado, o cara é bom, gosta do que faz. Mas querer comparar Bossa Nova com Rock’n Roll? #nadavê

  82. Eu reaproveito papel pra desenhar.
    Até o mês passado tinha duas tablets, ambas com as canetas quebradas. Consertei uma quando faltava 2 dias para o fim da garantia.
    Passei um ano com um monitor que parecia que ia explodir quando ligava de manhã. Depois de substituir por um marromenos passei mais um ano com dois cabeções da Sony que não funcionavam atrapalhando o caminho no meu estúdio por não ter tempo ( lê-se preguiça ) de dar um fim neles.
    Tenho um fax que funciona apenas em ano bissexto e um scanner do tamanho de um Chevette 1975.
    Meus pincéis tem o corte de cabelo do Sid Vicious. Minhas canetas nanquim estão praticamente todas gastas e ainda não sei quando vou comprar umas novas.
    Sempre esqueço de pagar uma conta. Às vezes duas.
    Minhas guitarras não tem corda desde maio do ano passado, não termino minhas tatuagens a 10 anos e acho que vou comprar um PS3 e mandar meus clientes a merda por um mês inteiro.

    Monta, ninguém mais que eu para entender o seu ponto de vista, sua luta e seus sonhos. Sou teu irmão toda vez que o bicho pega e o faria aqui tb se não achasse que vc foi longe demais.

    Edu, adorei a HQ. Vc é meu “ídalo”.

    Kako

  83. Hey Edu!

    Acho que o que causou a polêmica foi a foto do (pro)Zac Efron…hahahah,vc pegou pesado agora Edu!!!

    Seu trabalho é f o d a!

    Bjzzz!

  84. Porra Edu!

    Não fode…

    O Zac Efron é só do Montalvo, cara!

  85. Hellatoons é show!!

    Se liga nessa parada ai gente:

    Abraços.

  86. Essa foi uma da melhores interpretações do Edu enquanto ainda era bailarino e não tinha dreadlocks, hoje ele se dedica à arte milenar de #DANÇAR_PELADO e divulgar isso no twitter. Libera Edu!

  87. Chan

    Precisamos vender fotos dos nossos locais de trabalho ou ilustrações feitas com rapidez e qualidade? Qual a relação entre a bagunça do local ou processo de trabalho de alguém com contratos e responsabilidade profissional?
    Será que nunca passou pela cabeça do Montalvo que talvez nem todos trabalhem melhor em um ambiente estéril?
    Que um pincel velho e arrebentado possa imprimir personalidade a um traço que seria monótono e padronizado?
    Que nunca foi necessária uma tablet de última geração e Macs para que grandes ilustradores produzissem verdadeiras obras de arte? Claro que na era digital isso ajuda, mas ainda tem gente muito boa produzindo sem computador.

    O que mais me chamou a antenção no seu discursinho não foi apenas reclamar da má imagem da classe que teoricamente seria propagada pela tirinha, você tem razão ao incentivar o profissionalismo. Embora isso não tenha NADA a ver com o estúdio ou o quê acontece nele, a não ser que seja visitado por um cliente almofadinha. Foi você mencionar “serviço ruim” e “bom trabalho”.
    Se você não gosta do trabalho do cara, acho melhor falar logo ao invés de esconder em textos sobre o futuro da ilustração…

    Não li uma crítica construtiva, li um comentário prepotente, acho melhor você parar de comentar em blogs de colegas e ir logo fazer faxina nos estúdios deles, para ser o grande messias da ilustração. Conto com você, vai planetaaaa!

    Ou vá melhorar a sua escrita. Na era digital, com tantos Macs e tablets, é mais provável que o cliente apenas leia seus e-mails e nunca chegue a ver o seu rosto e o seu estúdio.

    P.S. – E eu nem me identifiquei tanto assim. Organizo a aquarela por ordem de cor, fiquei revoltada pois o meu pincel japonês entortou no estojo, tenho uma cadeira super ergonônica em uma mesa na altura correta, calibro meu monitor, raramente atraso contas…
    Bom pra mim, ruim para os outros ilustradores desorganizados e incompetentes.

  88. Hahahaahah! Fala, Edu! A tirinha tá genial como sempre. Parabéns! Quanto ao comentário imbecil do sujeito… bom, é só um comentário imbecil. Nem vale a pena perder muito tempo com isso!

  89. hellatoons

    Rapeizes,

    MUITO obrigado pelo apoio e por toda a camaradagem de vcs, ces fizeram o meu dia.

    =D

    abração a todos

  90. PORRA KAKO!!! GUITARRA SEM CORDA EMPENA O BRAÇO, CARALHO!!!!!! ARRUMA ESSA PORRA!!!!

  91. Bruno

    eu até tinha entendido o ponto de vista do montalvo.. mas personagem fracassado?
    eu não me identifico com o personagem, mas tenho senso de humor pra gosta dele.. coisa que falta ao querido..
    e se o espaço fosse dedicado apenas a elogios o teu comentário teria sido deletado, não?
    e a tua dual monitor widescreen, com uma Wacom novinha, não vai te dá talento e tampouco senso de humor mesmo..

    e a propósito quem é montalvo?

  92. Bora desenhar gente, chega de nhé nhé nhé…

  93. Pingback: HomesickBlues Update «

  94. Lendo os coments bateu a maior curiosidade de saber como são as mesas de trabalho dos outros. Conheço um cara que nunca guardou um pincel sujo, outro que nunca limpa antes de guardar ( esse sou eu ) o amigo do pincel de ouro faz coisas incríveis, eu de quando em vez acerto e faço uns trampos do caralho.eu acho. Mas não sei se o montalvo acharia.
    Isso pra falar que gostaria de saber como é a mesa de todo do kako, do cobiaco, grampá, mutareli…de todo mundo, ou pelo menos de mais gente, inclusive do montalvo e de quem nunca ouvi falar. Faço um apelo para que todos mostremos ao montalvo como é imunda, limpinha, careta e muito doida essa classe. Para ele conhecer melhor quem ele defende. Fica aqui o pedido proposta pra quem não tiver receio , mas ao contrário disso a generosidade, de mostrar seu ambiente de trabalho pra clientes( que acredito não estão nem aí ) ou colegas, vamos postar uma fotinha ou um desenho do palacete ou do cafofo, cada um no seu devido blog/flickr/deviant/myspace….aí a gente conhece mais do sujeito e mais do trabalho.
    O Edu começou, eu emendo aqui:
    http://www.flickr.com/photos/derbyblue/4463706473/

  95. Andromeda

    Se eu fosse um cliente te contrataria pelo seu traço e criatividade e nem ia querer saber se tua tablet está remendada ou se teu gato dorme em cima do monitor.
    Nada adianta ter uma cintiq com um baita Mac se o cara for um zé mané. Mas, o talento sempre incomoda os outros.
    Parabéns pelos trabalhos e pelo blog.

  96. jacktadeu

    Nem tenho muito o que acrescentar na discurção… mas sou fã da Mondo Urbano… nada contra do Montalvo mas as vezes em encarna o querrilheiro demais, e acho que cada tem seu contexto de trabalho e mereçi o respeito mesmo assim… Gostei da ideia do Shiko e mando ai meu pequeno (muito pequeno) espaço… http://www.flickr.com/photos/jacktadeu/4466510097/

  97. Leandro de Brito

    Eu não tenho nem como tirar a foto pq ja não sei nem onde é minha mesa. Agora to na cozinha, mas ontem trampei na sala. Posso não ser conhecido mas to cheio de trampo, vivo atrasando, postei no twitter a uma hora atrás sobre procrastinação, depois que aprendi essa palavra, é justamente isso acima que acontece. Atraso trampos, tenho a mente desorganizada, amanhã voou fazer um blog, amanhã vou fazer portifolio, amanhã vou desenhar tal coisa, amanhã vou pagar tal conta, e nunca tenho tempo pcausa dos “projeto” ahahah essa foi ótima….mas é assim, aqui onde moro, trampo não falta (até to aprendendo a dizer não) e sempre quando entrego vejo a satisfação na cara de quem recebe. E essa é a vida, desisti de tentar organizar minha mente e se eu fosse o único não teria tantos posts debaixo dessa tirinha que achei além de ilária, muito tesão. Parabéns!

  98. ahahahah..é tudo iguar a nois!!!

    ontem estava rsfriado e uma meleca caiu na comission…e foi uma desgraça para passar o lapiz por cima,…o legal é que criou um textura nova…
    marcas de café e mostarda são marcas registradas das minhas artes, e o cliente atualmente ja usa isso como uma foram de indentificar se é realmente uma aret original minha.
    sobre a desculpa ” estou muito ocupado no momento”..
    esa não é uma desculpa, é uma regra…coisas importantes para qualquer artista.
    a- uso qualquer coisa que esteja perto e seja usavel para s ematar um trabalho, como tampas de Nescau para fazer a lua, lapizeira poly 0,5 , carne do carro como régua( principalmente aqueles de 70 meses..é ótimo), revistas sexxy para referencia e exercicios.
    b- todo desenhsita é quase imortal, nãos epreocupe, eles não morem fácil, pode viver ate meses com café e bolacha trakinas…e seu X-box..claro.
    c- oração de Santos Expedito, aquele papelsinho…afinal, vc vive de arte, de prazos, tem familia que não entende seu trabalho, contas que não entendem seus prazos, e ainda gosa d eouvir oq ue 90% dos brasileiros normalmente odeiam…então para tudo isso só o Santo das causas impossíveis…o Santo dos Artistas..
    a raiva d ealguns é que ve o cara mó mulambento e desorganizado…ahaha..masem um sketch ele fatura oq ue o outro raivosos ganha em 2 meses..é fuker!!!!

  99. ahhh..e em casa é pior um pouco..la a fase do Zack passou…agora é Justin biber ou sei lá o nome da praga…

  100. ahhh di novo…eskeci de falar do trampo, O Vitão que me indicou é que sempre rimos das palavras do Montalvo desde a época da Centrald e quadrinhos..
    o trampo esta muito foda cara, logo no primeiro quadro eu ja me identifiquei, e tudo é narrado de uma forma fantastica..showw cara, ganhou mais um fan!!!
    ahhh..eu tinha uma foto do estudio do Otomo onde ele largou um sanduiche psemi-comido por 4 dias e ele mesmo comentou a foto rindo…aahhaah

  101. anon

    O Montalvo parece que tem um dom de colocar as coisas de um jeito que gera mais revolta contra o que ele fala do que compreensão da mensagem…

    Se um cara vem e faz um quadrinho auto-biográfico dizendo que mais faz festa e enrola do que trabalha, sempre atrasando trabalho e deixando o cliente na mão, e que trabalha pelado numa imundice, o Montalvo vai dar um jeito de falar que isso “passa uma má imagem profissional” que vai fazer pelo menos metade das pessoas defenderem enrolação, dar cano em cliente, e trabalhar pelado num chiqueiro. Pelo menos 10% dos comentários vão ainda xingar de cafona, reaça, e daí para pior…

Deixe uma resposta

